Entrevista: Natália Michalzuk

Entrevista: Natália Michalzuk

No mundo vibrante dos espetáculos ao vivo, cada momento é efêmero e carregado de emoção. Capturar esses momentos não é apenas uma questão de apertar um botão; requer um olhar aguçado, sensibilidade artística e uma compreensão profunda do movimento e da luz. É aqui que a importância de contratar um profissional como Natália Michalzuk se destaca. Fotógrafa e artista visual baseada em Goiânia – GO, Natália é reconhecida nacionalmente por sua habilidade em capturar a essência de eventos ao vivo, desde pequenos shows até grandes espetáculos.

Com um portfólio que abrange diversos estilos e portes, desde bandas de garagem até grandes nomes da música nacional, Natália não apenas documenta eventos, mas cria uma narrativa visual que ressoa com a energia do momento. Sua visão única permite que artistas e espectadores revivam a experiência através de suas imagens. Convidamos você a conhecer mais sobre seu trabalho e perspectivas na arte da fotografia de espetáculos.

Natália, como você começou sua carreira na fotografia de espetáculos? Há algum momento ou evento que despertou essa paixão em você?

Cara, essa carreira começou de certa forma, por pura sorte! Em Goiânia tínhamos um evento muito grande que se chamava Festival Bananada, eu ia no festival desde a adolescência, ainda sonhava em ser fotógrafa, em 2018 consegui contato com o pessoal que faria a cobertura oficial do evento (nessa época foi o Mídia Ninja), e consegui trabalhar com eles, ali foi minha primeira experiência com fotografia em espetáculos, e já achei extremamente do caralho! E aí em 2019 fui contratada pela Noize Media para fazer a cobertura novamente, mas com mais responsabilidades, foi ali que despertou 100% a paixão nessa área, e a partir dali fui começando a ter algumas portas abertas nessa área. E também ir fazendo contatos pra que vez ou outra eu pudesse fotografar alguns eventos. E esse ano de 2024 tenho conseguido fotografar bastante shows e afins! Pra mim é sempre extremamente divertido, porque juntam minhas duas paixões, fotografia e música!

Existe uma abordagem ou técnica particular que você considera essencial para capturar a dinâmica e a energia de um espetáculo ao vivo?

Diria que não, porque querendo ou não cada profissional tem suas particularidades quando está fotografando, em quesito a técnica ou abordagem, uma das únicas coisas que eu fico esperta ali no momento é: fico analisando como os músicos se portam durante o show, suas reações, e é nessa particularidade dos músicos que eu consigo capturar fotos boas DEMAIS!

Você já enfrentou desafios únicos ao fotografar diferentes tipos de espetáculos? Pode compartilhar como superou um desses desafios?

O maior desafio que um fotógrafo passa ao fotografar espetáculos é: iluminação. E a forma de superar é: trabalhar com o que tem. Se você está num local que não tem uma iluminação apropriada, você trabalha com a luz da forma que pode, faz fotos mais escuras realmente, silhuetas, usa flash, usa led, usa o que der, pra continuar entregando seu trampo da forma que precisa! Fotógrafos não podem deixar coisas externas atrapalharem o trampo dele.

Como você se prepara para um evento? Existe um processo específico que você segue para garantir que capturará os melhores momentos do espetáculo?

Falei um pouco sobre na primeira pergunta, observação é a chave de tudo. Se um fotógrafo quer garantir os melhores momentos seja em qual tipo de trabalho for, a observação é o mais importante, observar como as pessoas se portam, como elas reagem a conversas, como se divertem, e por aí vai, cada pessoa é única e tem seu jeitinho único de se portar, e é nessa particularidade que você vai conseguir uma boa foto!

Há uma foto específica de que você se orgulhe particularmente? Pode nos contar a história por trás dessa imagem?

Cara, sempre que vai passando os trabalhos eu vou tendo fotos preferidas! Então é muito complicado estipular uma só! hahahahahaha Até porque estamos sempre em constante evolução, então o jeito que eu fotografo hoje, eu não fotografava em 2018/2019. Então as preferidas vão mudando, massssss, vou deixar a minha preferida dos últimos 7 meses.


Essa foto eu fiz no último Goiânia Noise, do Boogarins. Pra começar, Boogarins é uma banda da minha terrinha, vejo eles desde adolescente, e esse ano tive a oportunidade de fotografa-los, foi muito foda! O iluminador deles, deixa o palco todo escuro, e trabalha com a iluminação sempre dessa forma, no contra luz, eaí é onde eu falo a importância da observação. Então nessa hora você vai aproveitar as iluminações mais legais pra conseguir tirar aquela foto FODA! E nisso saiu essa aí, da qual me orgulho demais!

Qual conselho você daria para fotógrafos aspirantes que desejam entrar no campo da fotografia de espetáculos?

O conselho geral que eu dou para fotógrafos é: comece! Independente de como. Tem muita gente que se apega na questão de “preciso de equipamento X, equipamento Y, aprender não sei o que e não sei o que lá”. Cara, precisamos trabalhar com o que temos, apenas. Não conhece a cena da sua cidade mas quer trampar na área? Comece a ir nos eventos, trocar figurinhas, conversar com os produtores. Etc.

Para finalizar, quais são seus planos futuros? Há algum projeto específico ou tipo de evento que você está ansiosa para fotografar?

Por hora, ainda sem muitos planos. Existem na verdade uma variedade de caminhos que posso percorrer, e ainda não sei qual escolher hahahahahaha tenho esperado um pouco a vida andar pra saber como será. Porque por exemplo, em 2019 eu jamais imaginava o tanto de produção em espetáculos que eu estaria fazendo esse ano. Então a vida sempre traz muitas surpresas e portas abertas. E nisso estou seguindo.
Agora em quesito de projetos específicos e eventos, sim, tenho alguns que irão rolar esse ano ainda, existem algumas produções que estou combinando com um amigo que é videomaker, para começarmos a produzir alguns videoclipes de bandas daqui de Goiânia! Novamente, juntando minhas duas paixões! hahahahah

Instagram da Natália: https://www.instagram.com/nataliamichalzuk/